Coaching Empresarial

Coaching Empresarial (Business Coaching)

Erich Schmidt, ex-CEO da Google, disse em uma entrevista coletiva que recebeu tantos conselhos na vida que nem sabia por onde começar. Foi então que John Door, board da Google, sugeriu um coach. "Você precisa de um coach". E desde 2002 Bill Campbell é o business coach de Schmidt. Por quê? O CEO respondeu que todo mundo famoso deve ter um coach, alguém para observar o que você está fazendo e falar. Schmidt diz: "Há uma coisa em que as pessoas não são boas. É olhar para elas como os outros enxergam". É isso que o business coach faz!

O que é Business Coaching
Business coaching é um processo que procura aumentar o desempenho organizacional a partir de um trabalho personalizado para atender as necessidades de um negócio, de uma área e/ ou de uma equipe. O objetivo é proporcionar impactos positivos nos resultados das empresas.

O business coaching é voltado para proprietários de empreendimentos de todos os portes, diretores de alto escalão das organizações e profissionais que estão em busca de alta performance. Nessa área, o coach atua encorajando e motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem o rendimento da empresa, visando a satisfação de objetivos defnidos por ambos. O trabalho começa pela definição dos objetivos do cliente, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motivação de um grupo etc. O coach avalia as forças e franquezas do seu cliente, face aos objetivos e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcançar os resultados desejados.

A prática do business coaching surge precisamente das dificuldades dos empresários em gerir o próprio negócio e incide na necessidade de melhorar a sua performance e alcançar o objetivo. O empresário apresenta a sua empresa ao coach, revela os seus objetivos, o seu volume de vendas, as ferramentas de marketing usadas, os meios de gestão financeira e tudo o que possa ser importante para elaborar o plano de ação. Em conjunto, definem estratégias para, de alguma forma, fazer a diferença, tornar a empresa única, para que os clientes se tornem seus fãs incondicionais. O business coach ajuda o empresário a concentrar-se no seu negócio, definindo prioridades, de forma a organizar o tempo para que possa trabalhar com alto rendimento. Pode ainda fazer parte do plano o recrutamento de membros para a equipe ou a formação do grupo existente, bem como o desenho modelos e peças de marketing e publicidade. O business coaching faz e ensina a fazer, de modo que o empresário consiga produzir mais, trabalhando menos horas, encontrando meios e maximizando recursos e tempo, potencializando a geração de riqueza e a criação de novos negócios.O coaching pode ser individual quando é feito com um único empreendedor e pretende alinhar os objetivos do empresário com o funcionamento da empresa, para que os resultados e o próprio negócio correspondam às suas expectativas. Pode ser realizado em coaching de grupo, quando os vários empresários trocam experiências e conhecimentos que os ajudam a refletir no seu próprio modelo de gestão e de negócio, minorando e eliminando as suas ineficácias.
Ressalva-se que qualquer uma das formas possíveis de business coaching pode ser utilizada com a adequação às necessidades do empresário.
Um programa de business & executive coaching é composto por:

  • Assessment da organização ou departamento envolvido no projeto abrangendo, processos, tecnologia e pessoas.
  • Assessment dos altos executivos utilizando a metodologia do Alpha Coach.
  • Uma série de reuniões semanais com os gestores para a aplicação de desenvolvimento da gestão, liderança e coaching.
  • Workshops de discussões dos modelos de negócios e melhores práticas de mercado.
  • A utilização de feedback 360 graus e devolutiva de assessment e/ ou entrevistas para mensuração dos resultados.
  • Avaliações de valores profissionais, índice burnout, adequação do perfil ao trabalho, roda de competências, feedback sanduíche etc.

Normalmente, um programa de business coaching tem a duração mínima de 3 meses, sendo que o benchmark de mercado é de aproximadamente 6 meses, com acompanhamento pós-programa a ser definido com o cliente. As devolutivas dos assessments podem ser individuais ou em grupos de acordo com o contrato proposto. Os workshops são obrigatoriamente realizados com o grupo participante do programa e o processo segue a mesma confidencialidade e ética do processo de coaching já difundido no mercado.Benefícios
Diversas pesquisas comprovam os resultados do business coaching. Entre elas, podemos citar, por exemplo, o estudo realizado pela Clear Coach – empresa britânica especializada em business coaching – com mais de 50 organizações, entre as quais Coca-Cola, Tesco e Ogilvy & Mather, apenas para mencionar algumas. De acordo com a pesquisa, “os resultados mostraram que o coaching realmente oferece benefícios tangíveis e facilmente identificáveis”.
Entre eles estão:

  • Aumento da percepção (63%)
  • Aquisição de novas competências ou aprimoramento das já existentes (50%)
  • Melhoria dos relacionamentos dentro do time (50%)
  • Capacidade de enxergar outras perspectivas (47%)
  • Mais clareza no dia-a-dia profissional (43%)
  • Aumento comprovado de performance (43%)
  • Desfrutrar de uma atmosfera mais positiva (40%)
  • Mudar abordagens para lidar com situações de trabalho (37%)
  • Empresas que contratariam novamente um coach (93%)

Compilações de estudos diversos apontam, também, para os seguintes ganhos:

  • Mudança do comportamento no negócio.
  • Aumento da capacidade de realização.
  • Aumento do lucro.
  • Melhoria do processo de tomada de decisões.
  • Maior compromisso com o desenvolvimento da equipe.
  • Mais eficiência na empresa.
  • Mais segurança organizacional.
  • Maior satisfação de investidores, patrocinadores, líderes e colaboradores.

Áreas de atuação do Business Coaching:

Os resultados do Business Coaching são inúmeros e abrangem desde o desenvolvimento de relações mais fortes com os clientes até a expansão e o aperfeiçoamento de uma base de mercado mais ampla que levará a uma mudança no andamento do negócio.
Os business coaches podem atuar com:

  • Empreendedores
  • Desenvolvimento de um pequeno e médio negócio
  • Grandes corporações

O business coaching é aplicável a todos os tipos de empresas e toma formas infinitas. A lista abaixo destaca algumas das principais áreas nas quais um business coach costuma ser chamado para atuar:

Planejamento estratégico

  • Atrair mais negócios.
  • Identificar os novos targets (alvos) do mercado e oportunidades de investimento futuro.
  • Melhorar o serviço ao cliente.
  • Oferecer estrutura, direcionamento e foco.
  • Monitorar e avaliar as ações.
  • Direcionar as pessoas para adotar as melhores soluções – simplificar os processos e procedimentos a fim de assegurar a produtividade e a satisfação do cliente.
  • Promover a iniciativa e a responsabilidade – encorajar e apoiar os gerentes para que sejam responsáveis em relação a toda a organização, não apenas em relação a seu próprio trabalho.
  • Aumentar a motivação.
  • Oferecer conselho objetivo e sem influências nas decisões do negócio.
  • Elevar a consciência quanto à aplicação dos recursos e de quando usá-los.
  • Expandir o escopo de informações, ideias e soluções disponíveis.

Planejar os relacionamentos interpessoais.

  • Descobrir e elavancar o potencial e a criatividade.
  • Eliminar os fatores de stress no trabalho.
  • Coordenar a vida pessoal e a carreira.
  • Aumentar a capacidade de lidar e receber as mudanças ou transições.
  • Melhorar a concentração, cofiança e tomada de decisão.
  • Eliminar os medos e ansiedades de performance.
  • Networking: buscar e oferecer apoio a outros proprietários de negócio, compartilhar ideias e recursos.
  • Ajudar os proprietários e diretores em suas interações com executivos subordinados, funcionários de outros escalões e os investidores.
  • Melhorar as habilidades de negociação com o staff interno, clientes e consumidores externos.

Quando atuar

  • O business coach habitualmente costuma agir e influenciar na hora de:
  • Estabelecer metas e plano de ação: as empresas frequentemente escolhem um curso de atividades, mas não são capazes de operacionalizar suas metas. O papel do business coach não tem preço na hora em que ajuda os gerentes de negócio a esclarecer, priorizar suas metas, desenvolver estratégias e planos para atingi-las.
  • Identificar e realizar coaching para “funcionários invisíveis”. Na era da informação, muitas pessoas vitais para o negócio, que atuam em áreas técnicas e de suporte, encontram-se insatisfeitas, desmotivadas e isoladas. Os coaches podem ajudar os gerentes a identificar e a recompensar esses trabalhadores. Eles são úteis também para auxiliar diretores a adotar um senso de valor, “pertencimento”, além de desenvolver os princípios de liderança que encorajam o comprometimento e motivação entre eles.
  • Gerenciar na era do conhecimento: estilos anteriores de liderança eram baseados no controle da informação. Contudo, em uma era na qual os empregados têm acesso instantâneo a tanta comunicação, esta abordagem está obsoleta. Os coaches podem ajudar os gerentes a desenvolver habilidades e competências para encarar os desafios da era da informação, como trabalhar com uma equipe (ou parte de uma equipe) virtual, compartilhar informações e atuar como uma pessoa que agrega recursos.
  • Identificar e eliminar proceimentos e sistemas que reprimem as pessoas.
  • Ajudar a implantar um gerenciamento de tempo eficaz para melhorar o desempenho dos indivíduos e encorajá-los a se tornarem mais focados e organizados.
  • Melhorar a eficiência da equipe simplificando os processos de comunicação – inclusive os interpessoais.
  • Aumentar o nível de confiança e cooperação das unidades de negócio.
  • Compreender e identificar as falhas nos processos do negócio organizacional e tornar-se proativo em relação a elas.
  • Discutir e compreender o impacto das crenças sobre os clientes e o serviço.

Como funciona o processo de Coaching Empresarial:A primeira sessão de Coaching tem como objetivo compreender o que o cliente deseja melhorar ou potencializar na sua carreiral. Poderá trabalhar várias áreas da sua carreira como relacionamentos, planejamento de metas e objetivos, motivação, conflitos em relacionamento, dentre muitos outros.
Geralmente o Coaching é feito com 10 sessões uma vez por semana com duração de até 80 minutos por sessão. As sessões podem ser feitas pessoalmente, skype ou telefone. 70% do Coaching no mundo é feito virtualmente (telefone ou internet).
Etapas do Coaching:

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